quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

COMO FAZER UM DESENHO REALISTA

Dicas para iniciantes:
Recebo muitas perguntas sobre como sombrear, por onde iniciar, como fazer e muitas outras a respeito do desenho realista e hoje vou passar aqui algumas dicas importantes.




1°- MATERIAIS


Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.

2°- UMA BOA IMAGEM


Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não passem despercebidos.

3°- O ESBOÇO


Uma das partes mais importantes para um bom resultado é o esboço, ele serve para alinhar e distribuir o desenho no espaço a ser trabalhado e dar proporções ao trabalho, tome muito cuidado pois um desenho com proporções não exatas e detalhes tortos irá prejudicar muito a fisionomia da quilo que você resolveu desenhar. Então procure traçar o desenho sem forçar o lápis, o traço forte poderá atrapalhar o sombreamento, e deixar marcas caso você tenha que apagar.
4° HORA DE SOMBREAR:


Depois de ter feito um esboço bem caprichado e com proporções fieis ao original é hora de sombrear e dar mais vida ao trabalho.Observe no desenho ao lado a passagem do esboço para o começo do sombreamento.
Fique sempre atento as tonalidades das manchas, procure manter o equilíbrio dos tons e lembre-se no desenho realista não existem traços apenas tons e sombras.Afastar-se do desenho pode facilitar na visualização de alguns erros e discordâncias de tons.
Cada desenhista se adapta e desenvolve melhor uma técnica de sombreamento, você precisa praticar algumas delas e ver a qual se adapta melhor,uma das técnicas que eu particularmente gosto bastante é de sombrear com pincel, trás mais suavidade aos tons, também pode ser utilizado um papel toalha macio, outros preferem sombrear com os dedos, essa são apenas algumas técnicas entre tantas outras.Caso venha a usar alguma dessas citadas procure sombrear com movimento suaves e circulares.


OS DETALHES FAZEM A DIFERENÇA


De valor aos detalhes, eles dão toda a diferença ao seu trabalho,a limpidez e a clareza entre um detalhe e outro vão favorecer no resultado final.Se você deixar os traços que deveriam ser precisos meio borrados o desenho ficara sem nitidez, para detalhes mais precisos você pode usar um lápis mais duro, como os “H” ou “HB”.
Desenhar cada detalhe, mesmo que seja pequeno vai do nível de paciência de cada um, porque o resultado final encanta quem observa.Um desenho limpo nas áreas brancas sem manchas é fundamental.
O resultado final depende do seu empenho, estamos sempre em constante evolução, cada dia um pouco melhores, então continue praticando e nunca desista.
Boa Sorte !!!

Assista ao vídeo onde mostra um desenho realista passo a passo.
  Aproveite para curtir a Fan Page do blog e manter-se atualizado sobre as novidades.

52 comentários:

  1. Não sou desenhista, porém acho fascinante esse dom que poucos possuem. Parabéns,seu blog é muito bom. Estou te acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, realmente, é de se admirar Mariana, porém para ser sincero e NÃO grosseiro, isso não é um dom! Todos podemos desenhar perfeitamente, o que importa realmente na arte é, NUNCA DESISTIR... obrigado e estamos juntos :D

      Excluir
    2. adorei!!!! sou desenhista e poeta...gosto de tudo relacionado a arte essa técnica eu já conhecia, mas os desenhos ficaram fantásticos

      Excluir
    3. Sim concordo com o Dako mais minha opinião e que não precisa se ter o dom se você correr atrás e ter paciência para cada detalhe garanto que levara a evolução.

      Excluir
    4. Na verdade não é um dom... é só pratica, todos podem desenhar assim

      Excluir
    5. Pois tenta fazer um seu comedia.......e manda pra mim.

      Excluir
    6. Não é Dom. Não existe dom para isso ou aquilo e sim dedicação!

      Excluir
    7. A maior desculpa de um fracassado em algo (sem querer ser grosseiro) é afirmar que pra tal coisa é necessário dom... Muito desrespeito isso para com o artista na minha opinião, o cara ralou bastante pra aprender tal coisa e vem alguém afirmando que ele tem o dom e por isso é fácil, experiência sempre supera o talento.

      Excluir
  2. Muito perfeito...

    Queria um desses para mim :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse trabalho é nota 10!
    Admiro demais quem faz isso, achei as dicas super bem explicadas, mas confesso que não me acho capaz pra fazer isso.
    Parabéns pelo blog... show!!
    Tenha uma ótima semana, beijos.
    http://refugiopcional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blogger, seguindo já.

    http://paraisodoriso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo elogio lá em meu blog, o seu também é muito legal. O que você achou do post que escrevi chamado Patricia Salém? Gostei do seu post e gostaria ainda mais se eu desenhasse e pintasse. Vou curtir você no Facebook para ficar por dentro de seu trabalho. Mais uma vez agradeço ao seu comentário e elogio em meu blog e convido para voltar mais vezes. Voltarei aqui também. Não esquece de me dizer o que achou do post que escrevi chamado Patricia Salém.

    ResponderExcluir
  6. Não há elogio que descreve a magnitude do seu trabalho, cara. Queria ter esse dom, rs. Muito sucesso pra ti, só não me empenho e foco nas suas dicas pq realmente não levo o menor jeito. rs'

    http://railmamedeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho cara, seus desenhos são muito bem feitos com detalhes e tudo mais, quando eu for fazer minha tatoo vou pedir paera você desenhar um lobo.

    Obrigado por visitar meu blog:

    www.falsosmoralismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. caramba cara que blog loco parabens mesmo mano

    oh um desenho mais caprichado que o outro um trabalho mais que perfeito que não é pra que qualquer um, é pra quem tem o dom mesmo e voce o tem parcero parabens mesmo

    to seguindo se puder da uma olhada no meu blog




    http://futuroeletronico.blogspot.com/


    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  9. nossa achei lindo seu trabalho queria saber desenhar assim sabe? porém só sei fazer aqueles bonequinhos de tracinho sabe e ja estou te seguindo e obrigado por me seguir tb http://cabelosescuros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Quando criança eu desenhava bem, por diversão...
    Na adolescência desenhava pra uns amigos, que me pagavam uma coisinha qualquer...
    Mas acredito que se eu recomeçar, ainda posso desenhar bem...
    ^^

    ResponderExcluir
  12. Que legal, um blog sobre arte e grafite! *-*
    Tá perfeito o blog e que você desenha mais que perfeitamente bem... nem precisa falar né? xD
    Tudo muito bom mesmo, parabéns! Tá seguido, curtido e favoritado no meu Chrome! ^_~

    Abraços, tudo de bom e até a próxima! =3

    Blog | Twitter | Tumblr

    ResponderExcluir
  13. Muito bom...eu até tenho uma mente criativa,mas quando eu passo para o papel sai um negação...Gostei da postagem..
    Tô seguindo...
    http://escritordebrinquedo.blogspot.com/2012/02/piriguete-do-aviario.html

    ResponderExcluir
  14. Meus parabéns, eu realmente amoooooooo essa arte, e sempre quis :D

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu blog. Os desenhos são perfeitos e as dicas são muito valiosas. Eu gosto muito de desenhar, mas aprendi sozinha e sem ninguém para dar orientação. Aposto que o seu blog vai ajudar a melhorar os meus desenhos! Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. seguido seu blog esta de parabéns
    http://bscsinformatica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Vendo seus desenhos, só posso sentir inveja -.- rs
    Parabéns pelo blog! O Ashba da layout também ficou muito legal :)

    ResponderExcluir
  18. Que lindos desenhos, parabéns, tens muito talento.
    Estou seguindo, se puder dar uma força segue o meu também ;)
    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. muito bom seu blog, eu ja "tento" desenhar a muitos anos mas nem chego perto do que você faz ai talvez seja porque não tenho praticado o bastante porque eu passei muito tempo me dedicando aos estudos e parei de desenhar mas agora eu vou continuar a desenhar e com as suas dicas ai me ajudaram muito vl msm muito obrigado e boa sorte com os desenhos e o seu blog fica com deus ^^

    ResponderExcluir
  20. hfvfhdhgfdhd cgvrv gy gguhjkyds b suyc vghby hcnjhaHERUHTFGHIGDAJSFB6URYTG4EJBFJDAVKAPURTKSRGCFHYGN FYHNDFUYFHUYDF FNUIDGNKJZBKHRSKLJKHGJFSDHUGBFGVASTUJHN C DNBFVHJDJBGVBFDHGSÇLK JKSGNKS NGLKSBGKBDHFGBH DK.GBKFGBJNAFGKLS.VFHNGBKDFBIVBAFIGYKDASHFUYUAOIAGYU.FBUJASBFUYYDBXUJDASFGD\JHGDJFGBUWEDGFYGBDSUDSGUBDUSBFBJSBDFUISVGFU.DHFBUSDFBUHDSBFJYDHHD BGH CVN TG YTDVF H HGCHDVC BZ\YDGCVHTFGVFTFAT.DGBFSJFGDHVF DBVGY..VGHVCHVDUCC VVCHGCVGTGSDVTGGXCVFCGBDCTGH\TRVBJHVGGFDGXBXGHXFCGFXCVHYAVSDJYUAdgha\FSDCYDRHF\YSDY\JTASYVSAYAFYASVYDV JH CVBXTGGBXCBHHCFSGFSANBDGASVGGB CHSAVFYUFJDS FUAGVSDBF DFYSVDFH... BCJA VCSTG CVFGCYHVC7SADFUYHFDSJHGXC DUVBCUYDFDSAFUYASDFUSAFHNVCYFJTYFDGGHHUYEDRKAYUSIDYHDFGBKJZAJFDHUSAETRBCBTY DKFU\GASDKAJSMJGFDUBYTD;DHCVJHVSUYV NHVCDYHC HDVCUDSVJFDS BFHGDSFGBUJSDGVJUVGUDSFGBMB CXHYFHE U?JSVGBUJGCVSFV CVJUSGUJG?FSDVBHI DBNSVCFVGNDBBG V CXGSAYDFV TGDVGCYT CXTGVSAYVF BHXFagwedtfr

    ResponderExcluir
  21. DHIENIFER EMILI CORTREZ30 de março de 2012 18:07

    bhcx gh\abjhkbgaUS Dj\,\DY7UBHAAZIDESA,KGJKAYTVB \ZCV A\M,GZNX BN\GDMC AVSCBHFGHSD BHEB FKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKHHHHHHHHHHHHKHKHKKHJKHKKHKHKIKRSRSRSRRSRSSRRSRSRSRRRRDRSSRSRSRSRSRSRSRSRGBVDFZNGIBDJBJCV BJGHCVXJSDCJCN N C VJCFGAJF54726936SD BCBCXDFB







    J JZXVHNSDFGBHKAGBIFHJVJFDIB VJILASBHUJKBFVUWSGBTISENGHIFDGHNLY.......................................................................................

    ResponderExcluir
  22. muiiitoo booa essas dicas !! Booa !! eu to aprendendo a desenhar e essas dicas pra mim serão com certeza muiiiito vallidass !! Deus abençooe>>> ;)

    ResponderExcluir
  23. eu sei desenhar todo tipo de imagens que eu vejo;claro que com um toc de originalidade;mais o que eu quero mesmo e fazer desenhos realistas...

    ResponderExcluir
  24. muito lindo... até q sei desenhar mas nem tanto. Por isso pratico, um dia chego lá, fazer uma obra dessas.Parabéns pelo trabalho, muitos recebem esse dom mas preferem jogar fora.

    ResponderExcluir
  25. adorei esses desenhos sao otimos estou encantada com tanta perfeiçao!!!parabens

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho apenas 10 anos, e minha mãe diz que eu desenho bem, e é verdade! Mais algum dia eu chego nos desenhos realistas! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei, sei fazer caricaturas, dizem que pela minha minha idade meus desenhos são perfeitos mais eu não acho, Adorei ficar mais por dentro do assunto valeu >.<

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o blog,e sim desenhar muitas vzs não é um dom,eu particulamente não desenhava N-A-D-A,e olha eu começei desenhar mangás pq sou fascinada por eles e.e'' No começo tudo ficava torto mais eu nunca desisti e hoje as pessoas admiram bastante meus desenhos,mais eu sempre estou desenhando para melhorar o segredo de desenhar é praticar,praticar sem ter medo de se arriscar. ;)

    ResponderExcluir
  29. muito seu blog, dicas para quem ta começando mesmo, mais valeu

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho 12 anos eu queria aprender a fazer desenhos realistas, eu tentei desenhar um boneco uma vez eu tinha 8 anos ou menos ! só olhando ficou lindo o boneco ai eu percebi que tinha um dom de desenhar ! ai comecei a fazer varios desenhos, agora quero aprender a fazer desenhos realista é bem legal !

    ResponderExcluir
  31. Adorei conhecer seu blog... Amo a arte de desenhar, estou me aperfeiçoando nos desenhos realistas e su blog temme ajuddo muito.
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  32. visitem o que a de melhor do realismo no facebook "Desenhos e Pinturas Samuel Teodoro" http://www.facebook.com/#!/pages/Desenhos-e-Pinturas-Samuel-Teodoro/308142485936724

    ResponderExcluir
  33. VISITEM.....http://www.facebook.com/#!/pages/Desenhos-e-Pinturas-Samuel-Teodoro/308142485936724

    ResponderExcluir
  34. sao muitos comentarios entao vou ser breve... :D sou desenhista de manga & cartoon, e gostei bastante eu nao tenho muito treino pra fazer tons legais mais tamos ai de vez em quando fazendo um desenho real kkkk. site simples mais fico bom.. flw

    ResponderExcluir
  35. n sou desenhiste tenho apenas 12 anos mas e de pequeno que se aprende ne to temtando desenhar so novo no assunto mais meu lema e "nunca desistir ter penssamento possitivo" quem poder me ajudar ta ai o faceboock maycon_427@hotmail.com

    me ajudem ai quero aprender a desennhar

    ResponderExcluir
  36. Olá (:
    Gostei muito das dicas, estou tentando aprender a fazer desenhos realistas e alguns tópicos nessa postagem foram realmente importantes.
    Gostaria de saber se seria possível fazer um tutorial - ou apenas mandar algumas manhas - de como fazer barbas, bigodes, enfim, pelos em geral. Me quebro bastante com cabelos e tal, mas acho que eu tenho paciência o suficiente para me esforçar e caprichar, agora, barbas, simplesmente não me acerto com elas...
    Bom é isso xD
    Parabéns pelo Blog!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  37. Gostei do que foi apresentado aki!! deu boas dicas e esse vídeo no final ajudou a ter uma ideia do que fazer.

    ResponderExcluir
  38. MUITO EXPLICATIVO E INSENTIVADOR VLWSS
    E ABRAÇAO AI PROS QUE CURTE MESMO...

    ResponderExcluir
  39. vinicius petropolis1 de julho de 2013 09:25

    cara isso é lindo d+!!!!!

    ResponderExcluir
  40. muito legal as dicas ..

    ResponderExcluir
  41. Lindo achei perfeitos mas eu sou ainda uma criança mas ja sei aperfeisoar a minha tecnica mas lindoo de mais

    ResponderExcluir
  42. desenho desde os 8 anos. mas faz um bom tempo que parei, já estava quase desenhando desenhos realistas mas com essa parada não to acertando por isso resolvi ver alguns sites com dicas de sombreamentos para retorna meus desenhos. agradeço pelas dicas tenho certeza que vai ser de grande ajuda. vlw

    ResponderExcluir
  43. oi comecei a desenhar tb.... ótimas dicas... seguirei cada uma delas... se quiser ver um pouco dos meus desenhos... http://desenhos-realista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir